domingo, 27 de novembro de 2022

Copa do Mundo - 7º dia

Craques brilham e conduzem Argentina, França e Polônia às vitórias

                                                                                            Fotos: FIFA

                         Messi, Lewandowski e Mbappe foram decisivos nas vitórias de suas seleções 

O 7º dia da Copa do Mundo teve como destaques três dos maiores craques do Mundial. Lewandowski, Mbappe e Messi foram decisivos nas vitórias de Polônia, França e Argentina, respectivamente. O dia começou com um insosso Tunísia e Austrália, mas logo esquentou com a redenção de Lewandowski que, de vilão na primeira rodada, se converteu em herói no jogo seguinte, com um gol e uma assistência na vitória da Polônia sobre a Arábia Saudita. Às 13h, foi a vez do craque Mbappe brilhar. Com dois gols, ele conduziu a França a uma difícil vitória sobre a Dinamarca. Encerrando o dia, a Argentina, num jogo dramático, bateu o México, assumiu a segunda colocação no grupo C da Copa e volta a depender só de si na última rodada para se classificar. 

Austrália se reabilita

Depois de ser goleada pela França na primeira rodada, a Austrália venceu por 1 a 0 a seleção da Tunísia. O gol saiu na primeira etapa, por intermédio de Duke, escorando de cabeça um cruzamento da esquerda. Apesar dos esforços da Tunísia para empatar o jogo, a equipe africana não teve forças para chegar à igualdade no marcador. Com a vitória, a Austrália chegou à vice liderança. Ainda sem vencer, a Tunísia ocupa a lanterna do grupo. Na última rodada as duas seleções precisam da vitória para alcançar a classificação. A missão da Tunísia é infinitamente mais difícil, pois terá que vencer a França. A depender de uma combinação de resultados, viável eu diria, a Austrália pode passar com um simples empate, diante da Dinamarca.

A emoção de um craque

Eleito duas vezes o melhor jogador do mundo, Robert Lewandowski entrou em campo ontem com a frustração de nunca ter feito um gol em Copas do Mundo. Gol que para um centroavante representa a consagração de uma carreira. Na rodada inaugural, contra o México, ele foi o vilão. A chance da vitória esteve em seus pés, mas ele desperdiçou a cobrança de pênalti, parando em Ochoa. Mas como Copa do Mundo sempre reserva momentos marcantes, coube a Lewandowski conduzir a sua equipe a uma importante vitória, já na segunda rodada. Com uma assistência e um gol, Lewa foi o nome da partida. A vítima foi a Arábia Saudita, algoz da Argentina e responsável pela maior zebra da Copa até aqui. A vitória começou a ser construída ainda no primeiro. Aos 39 minutos, após uma jogada do Lewa, em que ele se livrou do goleiro, perdeu o ângulo, e rolou a bola caprichosamente para trás, Zielinski apareceu livre, e, num chute forte, abriu o placar. Polônia 1 a 0. No segundo tempo, aos 37 minutos, Lewandowski, aproveitou-se de uma falha grosseira do zagueiro saudita e, com categoria bateu, na saída do goleiro e ampliou o marcador. A imagem do Lewandowski chorando de emoção após marcar o seu primeiro gol em Copas, já está no rol dos grandes momentos deste Mundial. Outro destaque da partida ficou por conta do goleiro polonês Szczesny, que defendeu um pênalti e no rebote ainda fez uma extraordinária defesa. A Arábia Saudita não conseguiu repetir o feito da primeira rodada, quando venceu a Argentina. Final de jogo, Polônia 2x0 Arábia Saudita. A Polônia vai enfrentar a Argentina na última rodada, e pode se classificar até com derrota, a depender de uma combinação de resultados. Já a Arábia se classifica com vitória simples sobre o México.

Mbappe classifica a França

Mbappe foi o craque absoluto do jogo entre França e Dinamarca. Foi uma partida dura para os franceses, como esperado. Depois de um primeiro tempo em que a Dinamarca conseguiu controlar os avanços dos azuis, no segundo tempo, aos 23 minutos, Mbappe abriu o marcador, batendo de primeira uma bola da entrada da pequena área. Sete minutos depois, Christensen empatou. Quando o jogo se encaminhava para um empate, aos 41 minutos, novamente Mbappe, com muito oportunismo, marcou o gol da vitória francesa. Com o triunfo da França, os atuais campeões mundiais já estão classificados à segunda fase. Há uma tendência de que os titulares sejam poupados para o jogo contra a Tunísia. Mbappe, com os dois gols, agora divide a artilharia com Ener Valencia do Equador, com três gols. A Dinamarca, com a derrota, se complica na disputa por uma vaga à segunda fase da Copa. Na última rodada, ela precisa vencer a Austrália. 

Messi e Argentina, vivos

No jogo mais esperado do dia, Argentina e México foram a campo. O que se pode observar foi uma Argentina visivelmente nervosa no início do jogo. À medida em que o tempo passava, maior era a tensão entre os argentinos. No segundo tempo, coube ao seu principal jogador, o craque Messi, abrir o marcador. Aproveitando um passe açucarado do meia Di Maria, aos 19 minutos. Enzo Fernández, aos 43 fez o segundo gol dos hermanos e deu números finais à partida. 2 a 0 Argentina. Na última rodada, a Argentina enfrenta a Polônia e pode se classificar até com um empate. Já o México precisa vencer a Arábia e torcer para a Argentina perder. Argentina e Messi estão mais vivos do que nunca.

Neste domingo tem o primeiro clássico da Copa. Alemanha e Espanha. Expectativa de uma grande partida. 



2 comentários:

  1. Excelente texto.
    Olha a Argentina aí.. Tô parecendo torcedora, mas enfim, apenas um palpite. Ela está viva..

    ResponderExcluir