domingo, 20 de novembro de 2022

                                                                                    

Começa a Copa

                                                                                                      Foto: Reprodução/Twitter @FifaworldCup

           Enner Valencia celebra um dos seus gols, na vitória do Equador.

Por Luiz Claudio,

Depois de uma espera de quase quatro anos e meio, enfim começa a 22ª edição da Copa do Mundo de futebol. Na tarde deste domingo, Catar e Equador mediram forças na abertura do Mundial do Catar.

A espera só não foi maior que a registrada entre as Copas de 1938 e 1950, que gerou um intervalo de 12 anos. A interrupção, na primeira metade do século XX, se deu devido à 2ª Guerra Mundial.

Não foi a abertura dos sonhos, aliás, muito se temia pela baixa qualidade do jogo. Tanto Catar quanto Equador, ambos não têm protagonismo no futebol mundial. E também não têm favoritismo nem mesmo no grupo A, que tem ainda Senegal e Holanda, que vão se enfrentar no dia 21, fechando a Primeira rodada do grupo.

 

A partida

O Equador dominou todo o jogo, venceu com autoridade e largou na frente na disputa por uma das vagas do grupo A para as oitavas de finais. 2 a 0 foi o placar do jogo. Enner Valencia, com dois gols, foi o destaque do jogo.

Esta Copa pode ficar marcada pela quebra de alguns recordes e também a quebra de algumas marcas. Apesar de ser apenas a primeira partida do torneio, o jogo já entrou para a história por duas razões. Pela primeira vez na história, o anfitrião, no caso o Catar, perdeu a partida de estreia da Copa. Até aqui havia sido 16 vitórias e seis empates dos anfitriões. Embora essa seja a 22ª Copa do Mundo, é a 23ª estreia de um anfitrião, visto que, em 2002, a Copa teve uma organização conjunta, entre o Japão e a Coreia do Sul. Foi neste jogo também que, pela primeira vez, um gol foi anulado com o auxílio do VAR, utilizando-se do recurso do impedimento semiautomático.

Muitos acreditaram que o Equador fosse ter dificuldades na estreia, mas não foi o que se viu. O Catar mostrou ser uma equipe muito aquém daquilo que se espera para um time minimamente competitivo. Apesar da vitória, acredita-se que o Equador fez escore baixo. Vale lembrar que o saldo de gols é um critério de desempate. E o Catar não deva ser páreo para Holanda e Senegal. Logo aos dois minutos de partida, Enner Valencia, de cabeça, colocou o Equador em vantagem. Porém, logo depois, o gol foi anulado, com o auxílio do VAR. O lance demonstrou o quanto é preciso o recurso impedimento semiautomático. O Equador continuava superior e chegou ao primeiro por intermédio de Enner Valencia, cobrando um pênalti que ele mesmo sofreu. Aos 16 minutos do primeiro tempo, a equipe sul americana já vencia. Aos 31 minutos do primeiro tempo, novamente Enner Valencia, desta vez de cabeça, marcou o segundo gol, escorando um cruzamento de Preciado da direita. Foi um belo gol. No segundo tempo, o Equador apenas administrou o resultado. O time do agora artilheiro Enner Valencia precisou de apenas um tempo para vencer o Catar na estreia da Copa.

A Copa continua nesta segunda, dia 21. As atenções estarão voltadas para as estreias da Inglaterra, do centroavante Harry Kane, e da Holanda. Holanda e Senegal promete ser o jogo do dia. A Inglaterra enfrenta o Irã.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário