terça-feira, 29 de novembro de 2022

Copa do Mundo - 9º dia 

Brasil e Portugal vencem e avançam. Camarões e Sérvia fazem o grande jogo do dia

                                  Foto: Getty Images 

 
      Casemiro corre para celebrar o seu gol, o da vitória da Seleção sobre a Suíça

Por Luiz Claudio,

Restam agora 13 vagas para as oitavas de finais da Copa do Mundo do Catar. A França já estava garantida. Nesta segunda, Brasil e Portugal também carimbaram seus passaportes rumo à segunda fase. A Seleção Brasileira venceu um jogo bastante difícil. O placar foi o mínimo. Vitória importante da Seleção Canarinho. O 9º dia de jogos começou com um suculento Camarões e Sérvia. Para este humilde cronista, este foi o melhor jogo da Copa. Seis gols, alternância no placar, o ressurgimento de um jogador camaronês diferenciado. Muitos ingredientes de uma grande partida. Logo a seguir, Gana e Coreia do Sul fizeram outro grande jogo. A vitória dos africanos, afundou por tabela os coreanos e os uruguaios. Encerrando o dia de jogos, Portugal e Uruguai fizeram um jogo muito bom de se ver. A noite catari foi de Bruno Fernandes, destaque absoluto da partida. O funil está se fechando, mas o mais importante é que o Brasil já está garantido na segunda fase.

Brasil vence e se classifica

Não foi uma grande atuação. Muito pelo contrário. Na vitória sobre a Suíça, o Brasil teve muitas dificuldades. A Seleção sentiu muito as ausências do lateral Danilo e, principalmente, do atacante Neymar. O treinador Tite escolheu para substituí-los o zagueiro Militão, para jogar improvisado na lateral direita e o volante Fred, para o lugar de Neymar. Lucas Paquetá foi adiantado para fazer as funções do Neymar. O primeiro tempo mostrou que as escolhas do treinador não surtiram o efeito desejado. Ficou claro que o Lucas Paquetá rende mais atuando de segundo volante. A Seleção perdeu mobilidade, ficou previsível e foi anulada pela forte marcação suíça. A Suíça tem histórico de tomar poucos gols. Nas Eliminatórias Europeias, só tomaram dois gols. E mandaram para a repescagem ninguém menos que a tetra campeã mundial Itália. No segundo tempo a Seleção melhorou, principalmente após as entradas de Bruno Guimarães e Rodrygo. A Seleção ficou mais dinâmica. Chegou até a pressionar, mas ainda assim carecia de maior velocidade. O gol da vitória saiu apenas aos 38 minutos do segundo tempo, numa belíssima finalização de Casemiro, após ótimo passe de Rodrygo. Fim de jogo. 1 a 0 Brasil. Além da vitória e a classificação antecipada, outro fator a se destacar é a consistência defensiva do time brasileiro. Brasil, Marrocos e Polônia são as únicas seleções que ainda não sofreram gols na Copa. Nos dois jogos, o Brasil não teve sequer um chute contra a sua meta. E, na partida contra a Suíça, mais uma vez destaques para as atuações de Marquinhos, Thiago Silva e Casemiro. Para a última rodada do grupo G, o Brasil vai enfrentar Camarões e só precisa de um empate para assegurar o primeiro lugar da chave. Já a Suíça enfrenta a Sérvia, precisando apenas empatar para avançar às oitavas de finais.

Após vitória, Portugal também se classifica

Foi uma noite de Bruno Fernandes. Em Portugal ele é tido como o novo Cristiano Ronaldo. De uma nova geração, o meia do Manchester United, já nutria, muito antes de começar a Copa, uma expectativa muito grande em torno do que ele poderia apresentar no Mundial. E quem apostou em Bruno Fernandes, até aqui não se decepcionou. O craque, que já havia tido uma atuação destacada na primeira rodada, desta feita foi o nome do jogo, ao marcar os dois gols na vitória de Portugal sobre o Uruguai. O primeiro deles saiu aos nove minutos do segundo tempo. Bruno Fernandes centrou buscando Cristiano Ronaldo. O craque luso deslocou o goleiro, sem tocar na bola. Por alguns instantes pensou-se que o gol teria sido marcado pelo CR7, porém, após revisão, foi confirmado o gol para Bruno Fernandes. Aos 48, novamente Bruno Fernandes, desta vez de pênalti, marcou o segundo gol. Enterrando de vez qualquer possibilidade de reação dos uruguaios. Num encontro de gerações, entre o veterano CR7 e o jovem Bruno Fernandes, vitória e classificação portuguesa e a certeza de que Portugal ainda está bem servido de craques. Na última rodada do grupo H, Portugal enfrenta a Coreia do Sul. E o Uruguai, em situação desesperadora, precisa ganhar de qualquer jeito de Gana. E as torcidas uruguaia e do Flamengo questionam, como o Arrascaeta não é titular do Uruguai? Até para quem torce o nariz para o futebol do craque uruguaio, o meia deveria ser titular. Pelos jogadores que iniciam entre os 11 da Celeste Olímpica, Arrasca não pode ser reserva.

O jogo do dia. O jogo da Copa

Valeu muito a pena acordar cedo para ver o duelo entre Sérvia e Camarões. A primeira partida do dia foi a melhor da rodada; pra mim a melhor da Copa até aqui. Camarões e Sérvia buscavam a reabilitação, após derrotas na estreia. E foi um jogo cheio de alternativas. Começou com a surpresa do afastamento do bom goleiro Onana de Camarões. O atleta da Inter de Milão está fora da Copa. Segundo a comissão técnica, o afastamento do goleiro se deu por motivos de indisciplina. No decorrer da partida, a Sérvia começou melhor, mas foi surpreendida, numa das raras subidas ao ataque da equipe camaronesa. Aos 29 minutos, Castelletto apareceu livre na pequena área e completou para as redes. 1 a 0 Camarões. Ainda no primeiro tempo, a Sérvia virou. Aos 46 Pavlovic empatou e dois minutos depois, Milinkovic-Savic fez o segundo gol sérvio. Já no início do segundo tempo, o artilheiro Mitrovic marcou o terceiro gol da Sérvia, diminuindo as chances de Camarões no jogo. O principal nome de camarões já é veterano. Está em fim de carreira. Nem titular é. E ontem, como que por encanto, coube a ele mudar a história do jogo. Aos 18 minutos, Aboubakar diminuiu o marcador num golaço. Ele recebeu livre, invadiu a área, driblou o zagueiro, e num toque magistral, encobriu o gigante goleiro sérvio. Um lindo gol. E, em novo contra ataque, Aboubakar, novamente livre, invadiu a área e rolou a bola para Choupo-Moting que, de primeira, mandou para as redes, empatando o jogo. Eram 21 minutos do segundo tempo. Após o empate de Camarões, a Sérvia ainda tentou o gol da virada. Mas era tarde demais. Empate ruim para as duas seleções, que chegam à última rodada com poucas chances de classificação. Duas equipes com poucas aspirações que fizeram um jogo de equipes grandes.

Gana vence, se credencia à luta pela vaga nas oitavas e complica Coreia e Uruguai

No jogo das 13h, Gana venceu a Coreia do Sul em mais um jogo eletrizante. As duas seleções entraram em campo precisando muito da vitória. Com mais apetite, Gana abriu 2 a 0 no primeiro tempo. Aos 24 minutos, Salisu fez 1 a 0 e aos 34, Kudus ampliou. Na segunda etapa a Coreia reagiu e chegou ao empate. Cho marcou duas vezes. Aos 13 e 16 minutos, respectivamente. A reação heroica da Coreia parou no terceiro gol de Gana. Aos 23 minutos, novamente Kudus, colocou os ganeses na frente. A vantagem de Gana permaneceu até o final da partida. Gana 3x2 Coreia do Sul. Gana está viva na Copa, joga contra o Uruguai na próxima rodada precisando apenas empatar para avançar. Já pelo lado da Coreia do Sul, o choro do craque Son sintetiza o momento da equipe, que, na última rodada, precisa vencer Portugal e torcer para que o Uruguai vença e não vença por uma diferença maior de gols do que ela, a própria Coreia. Em resumo, a Coreia está virtualmente eliminada. Depende de um milagre.

Restando agora 13 vagas para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, o 10° dia de jogos promete ser de alegria e de choro. Alegria para os que se classificarem e choro para os que irão mais cedo para a casa. A expectativa é pela classificação de Holanda e Inglaterra, em seus respectivos grupos. Senegal e Equador também promete ser um jogo bem interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário