Copa do Mundo - 8º dia
Clássico termina empatado, Croácia espanta a zebra e Bélgica decepciona mais uma vez
Foto: Glyn Kirk/AFP
Em duelo bastante disputado, espanhóis e alemães empataram em 1 a 1
O 8° dia da Copa do Mundo do Catar teve no clássico Alemanha e Espanha o grande jogo do dia. O dia que começava com desenho trágico para a Alemanha, após os resultados da primeira rodada, terminou com os alemães no lucro, com boas chances de garantirem a classificação na última rodada. Isso porque, no primeiro jogo do dia, o Japão, que fora a surpresa da primeira rodada ao vencer a própria Alemanha, foi surpreendida pela Costa Rica. No jogo das 10h, a maior decepção da rodada, senão a da Copa. A Bélgica, que chegou à Copa cercada de expectativas, foi derrotada por Marrocos. Vitória soberba da seleção africana. No jogo das 13h, a Croácia, enfim "estreou". A seleção que é a atual vice campeã do mundo, e que na rodada de abertura fez um péssimo jogo, desta feita se impôs, goleou de virada o Canadá, voltou a ter chance de classificação e eliminou os canadenses do torneio. No último jogo do dia, Alemanha e Espanha fizeram um jogão. E o clássico terminou empatado. As duas equipes têm reais possibilidades de classificação na última rodada. A Espanha depende só de si. Já a Alemanha precisa vencer e torcer pela vitória da Espanha.
Costa Rica, o time de um chute
Foi o jogo menos esperado do dia, é verdade, mas a vitória sobre a Alemanha na estreia e a possibilidade de complicar a vida dos alemães em caso de vitória japonesa, fez com que muitos acordassem cedo para prestigiar o jogo Japão e Costa Rica. E, apesar das limitações de ambas as equipes, o Japão procurou o gol desde sempre. A Costa Rica, o time azarão do grupo, teve uma postura mais contida. Vinha abatida pela goleada histórica sofrida na primeira rodada. É uma equipe extremamente frágil. O jogo transcorria sem com que o Japão fizesse o gol sonhado por muitos, até que, aos 36 minutos do segundo tempo, saiu o gol surpreendente, que trouxe um certo alívio para a Alemanha. Fuller, no único chute dado pela Costa Rica na Copa, fez o tento da vitória dos costa-riquenhos. Para a frustração da torcida japonesa, o sonho virou pesadelo. E agora, para se classificar, o Japão vai duelar na última rodada com a poderosa Espanha. Já a Costa Rica tem a difícil missão de passar pela Alemanha para se classificar. O grupo E é, portanto, o mais embolado da Copa.
Bélgica decepciona mais uma vez
A Bélgica, pode-se dizer, é a maior decepção desta Copa. Ela desembarcou no Catar com pompas e circunstâncias. Muitos se referiam a ela como uma das favoritas, ou pelo menos, candidata a ser uma das seleções que poderiam surpreender, por ser uma seleção constelada. Na primeira rodada, na vitória sobre o Canadá, a equipe já não havia atuado bem. Foi dominada a maior parte do jogo. No jogo contra o Marrocos, o que se viu foi uma seleção apática, sem brilho, embora com craques de grande quilate. A Bélgica não disse ao que veio e pode ser eliminada da Copa de forma melancólica, se não vencer a Croácia na última rodada. Apesar do amplo domínio, a seleção de Marrocos chegou à vitória apenas na metade final do jogo. Saïss aos 28 e Aboukhlal aos 47, marcaram os gols da vitória de Marrocos. Agora a equipe africana pode conseguir a classificação com vitória simples, sobre o já eliminado Canadá. Por sua vez, a Bélgica terá a difícil missão de vencer a Croácia.
Croácia enfim "estreia"
A Croácia entrou em campo para enfrentar o Canadá tentando apagar a péssima impressão deixada por ocasião do empate contra Marrocos na primeira rodada. E a equipe começou muito mal, levando o gol mais rápido desta Copa. Escorando um cruzamento da direita, Davies abriu o marcador para os canadenses, logo a um minuto de jogo. O gol aumentou ainda mais a ansiedade da Croácia, que precisou de tempo para se recuperar. À medida em que o tempo foi passando, os croatas colocaram a bola no chão e, gradativamente, foram controlando as ações. Ainda no primeiro tempo a equipe croata conseguiu a virada. Aos 36 minutos, Kramaric empatou o jogo e aos 44 Livaja virou. No segundo tempo, mostrando força para a reabilitação e espantando de vez a zebra canadense, a Croácia marcou mais duas vezes. Aos 25 minutos, novamente Kramaric, e nos acréscimos, aos 49, Majer marcou o quarto gol. A vitória se converteu em goleada e a Croácia assumiu a liderança do grupo F da Copa. Na última rodada da primeira fase, a Croácia enfrenta a Bélgica e joga pelo empate. Já o Canadá, muito elogiado na estreia contra a Bélgica, é o segundo time eliminado da Copa e vai encerrar a sua participação no jogo contra Marrocos.
Espanha e Alemanha empatam o clássico
No jogo mais esperado do dia, tudo igual entre alemães e espanhóis. A Alemanha entrou em campo um pouco mais tranquila. A derrota mais cedo do Japão para a Costa Rica, tirou o risco de eliminação precoce dos alemães. Eles jogaram como o time grande que são. E enfrentaram a poderosa Espanha de igual para igual. O empate recoloca a Alemanha na briga pela classificação e a Espanha joga pelo empate na última rodada. Na partida, os centroavantes foram os destaques. Os gols da partida foram marcados pelos comandantes de ataque. Após um primeiro tempo sem gols, no segundo tempo, aos 17 minutos, Morata abriu o marcador para a Espanha. E, aos 38 minutos, Füllkrug deixou tudo igual para os alemães. Com o empate, a situação da Alemanha ainda é delicada, pois pode ser eliminada na última rodada mesmo com vitória. Os alemães enfrentam a Costa Rica, devem vencer. Já a Espanha enfrenta o Japão. Um empate classifica Espanha.
Segunda-feira segue a Copa. Tem Brasil, que pode se classificar com vitória. E tem também Cristiano Ronaldo. Mais um dia que promete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário