sábado, 26 de novembro de 2022

Copa do Mundo - 6º dia

Neymar tem lesão confirmada. Irã surpreende, Senegal se reabilita, Equador segura a Holanda e Inglaterra decepciona

                                                       Foto: Siphiwe Sibeko/Reuters 


                        Ener Valência aproveita rebote do goleiro e marca. Ele é o artilheiro isolado da Copa.

O 6º dia da Copa do Mundo do Catar começou de forma surpreendente. Nem a presença em campo de Gareth Bale foi suficiente para evitar a vitória do Irã sobre País de Gales. A seguir, Senegal venceu o Catar bem, se reabilitou da derrota na estreia e fez da seleção catari a primeira equipe eliminada da Copa. A eliminação matemática do Catar se confirmou após Holanda e Equador empatarem seu jogo às 13h. O Equador surpreendeu, enfrentou a favorita Holanda de igual pra igual, e, no final do jogo, foi premiado com um honroso empate. Fechando o dia, a Inglaterra, mais uma vez, não conseguiu superar os Estados Unidos. Os ingleses nunca venceram os americanos em Copas do Mundo. Durante o dia, a euforia pela vitória brasileira na estreia se converteu em frustração. É que o Brasil perdeu o seu principal jogador para o restante da primeira fase após lesão. Neymar está fora.

Irã vence bem

Esse foi mais um jogo em que foi árduo acordar às 7h para prestigiar uma partida que se anunciava fraca tecnicamente. E foi exatamente o que se viu. Muito correria, pouca criatividade. O jogo não foi um colírio, muito longe disso. O Irã superou Gales com muita justiça, se reabilitou da derrota na estreia e vai definir a vaga na última rodada num jogo que promete, por todo um contexto político, contra ninguém menos que os Estados Unidos. A equipe iraniana foi melhor durante maior parte do tempo. Bale teve uma atuação apagada, e acabou não fazendo diferença a favou dos galeses. A partida foi definida no final, com os dois gols marcados nos acréscimos. A expulsão do goleiro Hennessey aos 41 minutos do segundo tempo, de País de Gales, foi determinante para a vitória do Irã. Os gols do Irã foram assinalados por Cheshmi e Rezaeian, aos 53 e 56 minutos, respectivamente. 2 a 0 Irã. A derrota praticamente eliminou Gales e recolocou o Irã na briga por uma vaga às oitavas de finais da Copa do Mundo. Mas a definição do grupo B só se dará mesmo ao término da última rodada. O Irã vai enfrentar os Estados Unidos e País de Gales jogará contra a Inglaterra.

Senegal de volta ao jogo

Senegal conseguiu uma importante vitória sobre a seleção anfitriã da Copa. O triunfo fez a equipe se reabilitar da derrota para a Holanda na rodada inicial. Apesar da ausência na Copa de Sadio Mané, principal estrela de Senegal, a equipe africana chegou à Copa cercada por uma expectativa muito grande em relação a uma boa participação no torneio. Pelo lado catari, a derrota significou a eliminação precoce da equipe. Foi o pior desempenho de uma equipe anfitriã em uma Copa do Mundo. O Catar chega à última rodada sem chances matemáticas de classificação. A primeira etapa mostrou um Senegal tenso, não conseguindo transformar em gols a enorme superioridade técnica em relação ao rival. O primeiro gol saiu apenas no final da primeira etapa. Aos 41 minutos Dia abriu o marcador para os africanos. Na segunda etapa, logo aos três minutos, Diédhiou ampliou para Senegal. Aos 33 minutos, Muntari de cabeça, deu aos cataris a falsa impressão de que a seleção da casa pudesse empatar o jogo. Ledo engano, pois, aos 39 minutos, Dieng marcou o terceiro gol africano, deu números finais à partida, deu vida a Senegal na competição e de tabela eliminou o Catar. Final de jogo, Senegal 3x1 Catar. Na terceira rodada, Senegal vai decidir a vaga com o Equador. A equipe equatoriana joga pelo empate. Já o Catar se despede enfrentado a Holanda.

Holanda e Equador iguais

No jogo mais esperado do dia, Holanda e Equador empataram em 1 a 1. A seleção holandesa foi uma das mais badaladas no período pré Copa. E, após conseguir uma boa vitória na estreia, esperava-se que a equipe garantisse, já na segunda rodada, a classificação à segunda fase da Copa. Mas o que se viu foi um Equador guerreiro, disposto a deixar tudo em campo para não perder. Embora inferior tecnicamente, a equipe não se intimidou. E tinha tudo pra ser uma jornada muito ruim para o Equador. Logo aos seis minutos de jogo, Gakpo abriu o marcador para a Holanda, num chute violentíssimo, de canhota, da entrada da área. O arqueiro equatoriano nada pode fazer. Foi o gol mais rápido da Copa. Após o gol, a seleção laranja diminuiu o ritmo e fez o Equador acreditar que poderia empatar. O Empate veio, depois de muita insistência, no início do segundo tempo, através do artilheiro da Copa Ener Valência. Agora o atacante tem três gols na Copa e se isolou na artilharia. O gol saiu aos três minutos do segundo tempo. O atacante equatoriano aproveitou-se de um rebote do gigante goleiro holandês Noppert. Apesar dos esforços em busca da vitória de ambas as equipes, o placar não se alterou. E a partida terminou empatada em 1 a 1. Na última rodada, o Equador vai decidir a sua sorte contra Senegal. A equipe sul americana joga pelo empate. A Holanda vai enfrentar o já eliminado Catar e deve assim se classificar sem maiores problemas.

A Inglaterra foi a frustração do dia

A grande exibição da primeira rodada fez com que se gerasse enorme expectativa sobre o que podia apresentar a Inglaterra. A goleada na estreia credenciou a equipe inglesa ao status de favorita a conquistar a Copa. Porém, logo na segunda rodada, uma Inglaterra pouco inspirada foi a campo. Além de não alterar o placar, o English Team correu riscos até de perder o jogo. Os Estados Unidos se ancoraram na escrita, e mais uma vez, saíram do jogo sem perder para os ingleses. Nunca os americanos perderam para a Inglaterra em Copas do Mundo. 0 a 0 foi o placar do jogo. A Inglaterra não foi nem sombra daquele time que goleou o Irã na estreia. Já os americanos, vão à última rodada com chances de classificação. Para isso basta que vençam o Irã. A Inglaterra joga por um empate, contra o País de Gales na última rodada, para se classificar às oitavas de final. O 6º dia de jogos terminou de forma melancólica.

Neymar e Danilo fora

Ainda sob euforia da boa vitória na estreia, os torcedores brasileiros receberam uma triste notícia no decorrer do dia de ontem. A Seleção Brasileira perdeu dois titulares para o restante da primeira fase da Copa do Mundo. Neymar e Danilo, após a realização de exames, tiveram a confirmação de entorses nos tornozelos. Neymar lesionou o tornozelo direito, e Danilo o esquerdo. Apesar de o treinador Tite garantir que o Neymar ainda jogue a Copa, ainda não se pode cravar essa assertiva, dada a gravidade da lesão. E ainda que volte, não sabemos em que condições o craque retornará. Cabe agora a Comissão Técnica definir a melhor estratégia e o substituto de Neymar para o jogo de segunda-feira contra a Suíça. Rodrygo desponta como favorito à vaga.

Sábado promete ser quente. Os olhos estarão voltados para uma desesperada Argentina, que vai enfrentar o México, precisando a qualquer custo da vitória e, a depender dos resultados, pode até ser eliminada, de maneira precoce. França e Dinamarca também promete ser um bom jogo.

Futebol brasileiro

Para finalizar, em meio a disputa do maior torneio de futebol do mundo, uma notícia caiu como uma bomba no futebol brasileiro. É que o técnico Dorival Júnior anunciou que está fora do Flamengo para 2023. As recentes conquistas da Copa do Brasil e da Taça Libertadores da América, não foram suficientes para manter Dorival no cargo. Informações dão conta que o clube teria sondado o ex-técnico do Corinthians, o português Vítor Pereira, com o Dorival ainda sob contrato. O que teria irritado o técnico rubro-negro, que preferiu não dar continuidade ao vitorioso trabalho. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário