Copa do Mundo - 10º dia
Holanda, Senegal e Inglaterra confirmam favoritismo e avançam. EUA também se classificam. Definidos os primeiros duelos das oitavas de finais
Foto: Paul Ellis/AFP
Rashford, com dois gols, foi o destaque na vitória e classificação inglesa.
Por Luiz Claudio,
Começou a terceira rodada da primeira fase da Copa do Mundo do Catar. A rodada que é temida por muitos. Uns poucos chegam até ela com a vida resolvida. Nesta rodada se define quem segue na Copa e quem vai embora. Quem aprecia futebol, não gosta muito desta rodada, por causa dos jogos simultâneos. Não dá pra ver todos os jogos. As partidas do mesmo grupo ocorrem em horários simultâneos. Nos jogos das 12h, Holanda e Senegal confirmaram o favoritismo e, com vitórias, avançaram. A Holanda enfrentou o já eliminado Catar. Escolhi ver Senegal e Equador. Mais emoção. Um misto de sentimentos. Embora quisesse a classificação de um sul americano, não havia como torcer pela eliminação precoce dos africanos. Podem surpreender. Nos jogos das 16h, a Inglaterra venceu sem dificuldades o País de Gales. No outro jogo, o duelo mais politizado da Copa. Diferentemente do que ocorrera na Copa de 1998, quando o Irã venceu, desta vez os americanos levaram a melhor, passaram de fase e eliminaram os iranianos. As oitavas de finais têm confirmados os seus dois primeiros confrontos. Holanda e Estados Unidos e Inglaterra e Senegal.
Holanda vence, mas não empolga
Uma Holanda modesta entrou em campo para a disputa da terceira rodada do grupo A para enfrentar o já eliminado Catar. A equipe catari foi a primeira anfitriã da história das Copas que foi eliminada na primeira fase sem vitórias. Sob esse aspecto, o Catar entrou para a história de forma negativa. Apesar da superioridade durante os 90 minutos, a Holanda venceu por apenas 2 a 0. Com um gol em cada tempo. Na primeira etapa, aos 26 minutos, Gakpo bateu rasteiro, da entrada da área, longe do alcance do arqueiro catari. Gakpo, com três gols, é um dos artilheiros da Copa. Aliás, essa é a Copa dos artilheiros. São quatro jogadores com três gols. Logo no início do segundo tempo, aos quatro minutos, Frenkie de Jong, aproveitando rebote do goleiro catari, marcou o segundo gol da Holanda, e definiu o marcador em 2 a 0. Talvez se poupando já para as oitavas de final, a Holanda não forçou o jogo, fez o relógio correr e manteve o placar até o final. Nas oitavas, a Holanda enfrenta os EUA.
Senegal bate Equador, passa de fase e promete ir longe
Foi um jogo de muita emoção. O Equador entrou em campo jogando pelo empate. Já o Senegal, com um certo favoritismo, precisava vencer de qualquer maneira. O Senegal propôs o jogo, enquanto o Equador, mais retraído, buscava jogar usando o regulamento. O Senegal só chegou ao gol no final do primeiro tempo. Aos 44 minutos, Sarr, cobrando um pênalti com muita categoria, deslocou o goleiro e pôs os africanos em vantagem. Senegal foi para o intervalo à frente no placar. Veio o segundo tempo, e o Equador, que precisava empatar, se atirou ao ataque. Aos 22 minutos, praticamente embaixo do gol, completamente livre, Moisés Caicedo empurrou a bola para as redes e empatou a partida. A alegria equatoriana durou apenas três minutos, pois aos 25, o zagueiro Koulibaly do Chelsea da Inglaterra, capitão e líder da equipe, pegou uma sobra de bola e bateu cruzado, vencendo o goleiro do Equador. Após o gol, o Equador partiu desesperadamente para o ataque, porém não teve forças para empatar. No final, celebração dos senegaleses, misturada a frustração e choro dos equatorianos. O confronto confirmado das oitavas de final entre Inglaterra e Senegal, já promete ser um grande jogo.
Com um show de Rashford, Inglaterra bate Gales
Uma classificação esperada. Só uma tragédia poderia eliminar a Inglaterra. O time inglês se impôs, venceu bem e se classificou em primeiro lugar na chave. O destaque do jogo foi o jovem atacante do Manchester United, Marcus Rashford. Com dois gols contra Gales, ele assumiu a artilharia da Copa, ao lado de Mbappe da França, Ener Valencia do Equador e Gakpo da Holanda, todos com três gols. Apesar de ter dado mais uma assistência, o artilheiro do último Mundial, Kane, novamente passou em branco. A Inglaterra venceu o jogo com certa facilidade, porém só conseguiu começar a construir a sua vitória no segundo tempo. E resolveu o jogo num intervalo de 18 minutos. Logo no início da segunda etapa, aos cinco minutos, Rashford bateu uma falta, da entrada da área, com maestria, no ângulo do goleiro Ward. Um golaço. Um minuto depois, foi a vez de Phil Foden escorar de primeira um ótimo passe de Harry Kane. Aos 23 minutos, novamente Rashford marcou o terceiro gol e deu números finais à partida. Inglaterra, classificada em primeiro lugar, 3, País de Gales, do apático craque Gareth Bale, eliminado, 0.
EUA e Irã, emoção até o último lance. Americanos classificados
Num jogo cercado de expectativas, Estados Unidos e Irã duelaram por uma vaga nas oitavas de finais. Os jogadores deixaram fora de campo todas as questões de divergência política que envolvem as duas nações. Foi um jogo bem disputado, onde os americanos levaram a melhor. 1 a 0 foi o placar do jogo. Pulisic, aos 38 minutos do primeiro tempo, fez o gol solitário da partida. No segundo tempo, o Irã se lançou ao ataque. Nos últimos minutos, a equipe iraniana foi pra cima de maneira dramática e foi comovente ver o esforço dos jogadores do Irã. No final da partida, muita reclamação dos jogadores do Irã por um suposto pênalti não marcado pela arbitragem. Os americanos avançam e enfrentam a Holanda. É permitido sonhar. O Irã vai pra casa com a sensação de que poderia ter se classificado. Noite amarga para os iranianos.
Nos jogos desta quarta, todos os holofotes estarão voltados para o duelo entre a Argentina de Messi e a Polônia de Lewandowski. As equipes ainda não estão garantidas nas oitavas de finais. Restam 11 vagas. Os grupos A e B estão definidos. Brasil, Portugal, França, Holanda e Inglaterra, já estão classificados.
O técnico Tite confirmou que os titulares da Seleção serão poupados para o confronto contra Camarões, na terceira rodada do grupo G. Três são os atletas lesionados. Neymar, Danilo e Alex Sandro. Outros atletas apresentam quadro gripal, dentre eles Neymar, Lucas Paquetá e Raphinha. A seleção de Camarões é uma das que jogam de forma mais dura neste Mundial. A exposição é perigosa. Riscos de lesão. Sem falar nos jogadores que podem sofrer suspensão por advertência de cartões. E, após o jogo de sexta-feira, o Brasil já volta a campo na segunda-feira. Intervalo curto para recuperação. Acertada a decisão do Tite. Ele tem várias razões para poupar os titulares.