Copa do Mundo - 17º dia
Portugal goleia a Suíça e está nas quartas de finais. Marrocos supera Espanha e faz história
Foto: Maddie Meyer/FIFA/Getty Images
Gonçalo Ramos substituiu Cristiano Ronaldo e fez três gols. Ele foi o destaque da goleada portuguesa.
Por Luiz Claudio,
As quartas de finais da Copa do mundo do Catar transcorriam sem nenhuma surpresa mais significativa, até que vieram os dois últimos jogos da fase. A zebra, que até então não tinha dado as caras, resolveu aparecer no jogo da Espanha. O fato é que Marrocos conseguiu uma improvável classificação, eliminando a Espanha nos pênaltis. Foi a despedida precoce de uma das favoritas ao título. E Marrocos, que enfrenta Portugal, tem a melhor participação em Copas de sua história, e se permite sonhar. No outro jogo do dia, mais surpresas. Primeiro foi a notícia de que o craque português Cristiano Ronaldo estava barrado. Coragem extrema do treinador Fernando Santos, que não seria perdoado em caso de eliminação da seleção portuguesa. A Suíça não foi páreo para Portugal e foi goleada de forma impiedosa. Gonçalo Ramos, que entrou na vaga de Cristiano Ronaldo, foi o dono da noite. Foi o primeiro jogador a fazer um hat-trick na Copa, que é quando um atleta consegue fazer três gols numa partida.
Marrocos tem dia histórico e elimina favorita Espanha nos pênaltis
Foto: Odd Andersen/AFP
No primeiro jogo do dia, umas das surpresas da Copa na primeira fase, a seleção de Marrocos, enfrentou uma das favoritas a conquistar o Mundial, a Espanha. Foi o duelo da equipe de melhor ataque na fase de grupos, a Fúria, contra o time de melhor defesa. Marrocos só sofreu um gol na Copa, e mesmo assim, foi um gol contra. Ou seja, ninguém fez gol em Marrocos. E pelo resultado da disputa de pênaltis, Marrocos continua sem ser vazado. A Espanha, durante todo o jogo, teve o domínio das ações. Mas sem objetividade. Foram apenas dois chutes na direção do gol em toda a partida. Muito pouco para aquela equipe que fez sete gols na Costa Rica na rodada inaugural. A bola foi da Espanha. Marrocos tentava reagir nos contra ataques. O jogo terminou 0 a 0. Na prorrogação, cada equipe teve uma grande oportunidade. Na chance de Marrocos, o atacante Sabiri parou no goleiro Simon. Na chance espanhola, Sarabia bateu do bico direito da pequena área. A bola caprichosamente beliscou a trave e saiu. Foi o último lance do jogo. Placar inalterado também na prorrogação. Na disputa de pênaltis, a Espanha não converteu uma cobrança sequer. O goleiro Bono defendeu as cobranças de Soler e Sergio Busquets. O goleiro do Sevilha foi o herói do jogo. Ironicamente, o atacante Sarabia, do PSG, que na prorrogação havia parado na trave, na última jogada da partida, também acertou na trave a sua cobrança nas penalidades. Pelo lado de Marrocos Sabiri, Ziyech e Hakimi converteram suas penalidades, enquanto Benoun parou no goleiro Simon. A última cobrança, a efetuada pelo Hakimi, foi feita com instinto de crueldade. Ele deu a famosa cavadinha. Destroçando de vez o sonho do bi campeonato da Espanha. Final da disputa de pênaltis, Marrocos 3x0 Espanha. Vitória épica de Marrocos. Foi a primeira vez que a seleção africana chegou à fase de quartas de finais de uma Copa Mundo.
Portugal tem sua melhor atuação e goleia a Suíça em dia de CR7 reserva
Uma bomba foi divulgada momentos antes da partida entre Portugal e Suíça. Cristiano Ronaldo, o maior astro português, estava barrado. Opção tática? questão física? Indisciplina? Ninguém sabia ao certo o motivo da barração. Mas a verdade é que CR7 estava fora. No lugar dele, um jovem que vem pedindo passagem. Gonçalo Ramos. Havia um certo temor de que Portugal sentisse a ausência de seu principal jogador. Para ser ter uma ideia da dimensão do que representa o CR7 hoje, uma cena foi emblemática. Quando os times foram a campo, foi possível observar duas equipes perfiladas para a execução dos hinos nacionais. De costas para os times, e voltado para o banco, onde estava o Cristiano Ronaldo, um batalhão de fotógrafos busca os melhores ângulos. Diferentemente do esperado, porém, Portugal sobrou. A Suíça não viu a bola. O castelo defensivo suíço sucumbiu. Foi destruído. Logo aos 17 minutos, Gonçalo Ramos recebeu um passe pela esquerda, girou e soltou uma bomba de perna canhota. Um belo gol. No ângulo do bom goleiro Sommer. Portugal 1 a 0. Aos 33, após cobrança de escanteio, o zagueiro luso brasileiro Pepe, subiu mais alto que a defesa e fez de cabeça o segundo gol de Portugal. O primeiro tempo terminou em 2 a 0 para os portugueses. Veio o segundo tempo, e com ele mais gols. Portugal não diminuiu o ritmo, continuou pressionando e chegou ao terceiro gol logo aos seis minutos, novamente por intermédio de Gonçalo Ramos. Ele escorou de primeira um ótimo passe do lateral direito Dalot. O quarto gol não demorou a sair. Aos 10 minutos, Raphael Guerreiro recebeu pela esquerda grande passe de Gonçalo Ramos, e bateu no alto, de perna esquerda, na saída de Sommer. Portugal 4 a 0. Aos 13, Akanji fez o gol de honra da Suíça. O defensor se viu livre na pequena área e, aproveitando-se de uma sobra, só completou para as redes. Depois do gol suíço, Portugal foi ao gol mais duas vezes. E foram dois golaços. João Félix descobriu Gonçalo Ramos livre, na frente do goleiro. Numa cavadinha ele encobriu o Sommer e fez o quinto gol de Portugal, eram 22 minutos. Foi o terceiro gol de Gonçalo Ramos no jogo. E foi também o primeiro jogador a fazer três gols no Mundial. O famoso Hat-trick. Com isso o atleta pode levar a bola do jogo para casa. Pra fechar o jogo com chave de ouro, Rafael Leão, jovem atacante do Milan, recebeu um passe na entrada da área, pelo lado esquerdo, cortou para a direita e desferiu um lindo chute. No ângulo do Sommer. Classificação portuguesa em goleada histórica.
O que esperar das quartas de finais da Copa do Mundo do Catar
As quartas de finais da Copa do Mundo do Catar começam nesta sexta. São esses os duelos: Brasil x Croácia; Holanda x Argentina; Portugal x Marrocos; e Inglaterra x França.
Nestes duelos, vejo Brasil e Portugal muito favoritos. A Croácia tem a questão física que pode comprometer a sua participação no jogo contra o Brasil. Sem falar que o Brasil é superior tecnicamente. E ainda pode contar com o retorno do lateral Alex Sandro, fazendo a Seleção jogar com a formação que é a considerada ideal. No jogo de Portugal, Marrocos é franco atirador. Chegou além do esperado, e tudo o que vier além disso é lucro. Portugal tem boas/grandes chances de avançar. Holanda e Argentina e Inglaterra e França, são duelos que estão absolutamente abertos, sendo que França e Argentina levam ligeiro favoritismo. O funil está se fechando e a Copa ficando cada vez melhor.
Hoje e amanhã a bola não vai rolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário