Copa do Mundo - 13º dia
Brasil perde o jogo e a invencibilidade. Uruguai vence, mas está eliminado. Coreia e Suíça avançam
Foto: Dylan Martinez/Reuters
Aboubakar escorou cruzamento e fez de cabeça o gol de Camarões sobre o Brasil.
Por Luiz Claudio,
A zebra e a bruxa continuam soltas na Copa do Mundo do Catar. E desta vez atingiram em cheio a equipe brasileira. A Seleção Brasileira, jogando com o time reserva, perdeu para Camarões por 1 a 0. A vitória de nada adiantou para a seleção africana, que foi eliminada, mesmo após o triunfo. Foi a primeira vez que o Brasil perdeu para uma seleção africana em Copas do Mundo. O time brasileiro, ainda de quebra, perdeu dois jogadores para a sequência do Mundial. Gabriel Jesus e Alex Telles, ambos com lesão no joelho, estão fora da Copa. A confirmação veio na manhã deste sábado, após realização de exames. A derrota só não foi pior porque a Seleção conseguiu manter a primeira colocação do grupo G. Sendo assim, o adversário das oitavas de finais será a Coreia do Sul. Os coreanos conseguiram a classificação após uma improvável vitória sobre o já classificado Portugal. De virada, a Coreia do craque Son, venceu os portugueses por 2 a 1. A classificação coreana eliminou o Uruguai, que, mesmo vencendo, não conseguiu se classificar. A imprensa e torcida uruguaias não perdoaram o técnico, por ele só ter escalado o meia do Flamengo De Arrascaeta na última e decisiva rodada. Arrascaeta foi o craque do jogo. Insuficiente para levar a Celeste à frente. Por fim, a Suíça conseguiu a sua classificação após vitória sobre a Sérvia por 3 a 2.
Brasil é derrotado, reservas não funcionam, mas passa em primeiro lugar
Foi uma derrota amarga. Foi-se com o revés a invencibilidade e o pior, a perda em definitivo na Copa de duas peças importantes para o selecionado brasileiro. Gabriel Jesus e Alex Telles não mais atuarão na Copa. Ambos saíram com os joelhos lesionados. Foi uma derrota além do jogo. Mesmo com a derrota, o Brasil terminou a chave em primeiro lugar. A Seleção criou várias oportunidades no jogo, mas não teve competência para fazer o gol. Competência que sobrou ao atacante Aboubakar, que, aos 48 minutos do segundo tempo, escorou um cruzamento da direita e fez o gol que deu a histórica vitória a Camarões. Foi a primeira vez que uma equipe africana derrotou o Brasil em Copas do Mundo. O destaque quase que solitário do time brasileiro foi o Gabriel Martinelli. Rodrygo, apesar de ter atuado bem, não foi decisivo. Pedro e Bruno Guimarães não entraram bem no jogo. Anthony teve uma boa atuação. É uma alternativa ao Raphinha. O Brasil precisa correr, pois já na segunda-feira enfrenta a Coreia do Sul. Com Alex Telles fora, e Alex Sandro ainda em recuperação, é possível que o treinador Tite precise improvisar na lateral esquerda. É pouco provável que o lateral se recupere a tempo de atuar nas oitavas de finais. Danilo, em estágio mais avançado de recuperação, deve atuar na lateral esquerda. Ele é lateral direito de origem, mas já atuou na lateral esquerda. Torcer para que a bruxa e a zebra passem longe do jogo do Brasil na próxima segunda. No outro jogo do grupo G, a Suíça venceu a Sérvia numa partida de cinco gols e duas viradas, por 3 a 2, e conseguiu a segunda vaga do grupo. Nas oitavas de finais, vai enfrentar Portugal. A Suíça começou a construir a sua vitória aos 20 minutos, com Shaqiri. Aos 26 e aos 35 minutos, a Sérvia virou com Mitrovic e Vlahovic, respectivamente. Ainda no primeiro tempo a Suíça chegou a igualdade. Embolo, aos 44 minutos empatou o jogo. No início do segundo tempo, Freurer marcou o terceiro gol da Suíça, o da vitória suíça e da classificação. O Brasil passou em primeiro lugar e a Suíça em segundo.
Uruguai vence com brilho de Arrascaeta, porém a Coreia ficou com a vaga
Foi uma vitória amarga. O Uruguai venceu Gana por 2 a 0, mas não se classificou. Foi um jogo muito eletrizante. Aos 21 minutos de jogo, pênalti para Gana. E como ocorreu em 2010, na Copa da África, Gana não converteu o pênalti. A penalidade cometida pelo goleiro Rochet, foi cobrada por Andre Ayew. O goleiro se recuperou e defendeu o pênalti. Cinco minutos depois, aos 26 minutos, De Arrascaeta abriu o marcador para os uruguaios. Ele pegou o rebote do goleiro e, de cabeça, empurrou a bola para as redes. Aos 32, novamente Arrascaeta, desta vez completando passe açucarado de Luís Suarez. Com o desenrolar da rodada, o Uruguai precisou de mais um gol, que não veio. A frustração da equipe Celeste ficou estampada no rosto de Suarez. No final da partida, muita reclamação com o trio de arbitragem, por conta de dois supostos pênaltis não marcados em favor do Uruguai. Final de jogo, Uruguai 2x0 Gana. A eliminação do Uruguai aconteceu no final da partida, com o gol da Coreia no outro jogo. Uruguai e Gana foram eliminados. No outro jogo do grupo H, Portugal, que colocou um time alternativo, reforçado do craque Cristiano Ronaldo, foi surpreendido, e, de virada, perdeu para a Coreia do Sul, por 2 a 1. O time sul coreano entrou em campo necessitando da vitória, e logo aos cinco minutos sofreu um revés. Ricardo Horta abriu o marcador para os lusos. Aos 27 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Young-Gwou empatou para a Coreia. Nos acréscimos do segundo tempo, aos 46 minutos, Hee-Chan marcou o segundo gol da Coreia do Sul e converteu-se em herói. Foi o gol da classificação coreana e ao mesmo tempo da frustração uruguaia. Portugal se classificou em primeiro lugar e a Coreia do Sul em segundo.
Neste sábado, 14° dia da Copa, começam as oitavas de finais. Teremos a Argentina contra a Austrália e a Holanda contra os Estados Unidos. Argentina e Holanda são favoritos. Vale a pena ficar atentos.
As oitavas de finais ficaram assim:
Holanda x Estados Unidos;
Argentina x Austrália;
Japão x Croácia;
Brasil x Coreia do Sul;
Inglaterra x Senegal;
França x Polônia;
Marrocos x Espanha; e
Portugal x Suíça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário