Copa do Mundo - 12º dia
No dia mais eletrizante da Copa, Alemanha e Bélgica dão adeus à competição.
Foto: Martin Meissner/AP
A Alemanha de Thomas Müller, mais uma vez se despede da Copa na primeira fase.
Por Luiz Claudio,
Esta é a Copa das surpresas. Ninguém poderia imaginar, no início da Copa, que Marrocos e Japão pudessem terminar a primeira fase liderando suas chaves. O feito do Japão é ainda mais emblemático. Em seu grupo estavam a tetra campeã Alemanha e a campeã Espanha. Pois, contrariando toda a lógica, o Japão desbancou as duas. A Espanha segue na Copa, já a Alemanha, novamente se despede na primeira fase, assim como em 2018. Nos jogos das 12h, mais surpresas. Marrocos conseguiu a liderança da chave, deixando para trás Croácia e Bélgica. A exemplo dos alemães, os belgas também voltam para casa. Sepultando de vez as esperanças da geração de ouro do futebol belga de conquistar uma competição de expressão. Ao término do dia, 14 vagas definidas, Restando apenas duas vagas, bem como seis confrontos das oitavas de finais também já definidos. Holanda e EUA; Argentina e Austrália; Japão e Croácia; Inglaterra e Senegal; França e Polônia; e Marrocos e Espanha. faltam definir os adversários de Brasil e Portugal.
Marrocos classificado e Bélgica uma grande decepção
Os jogos das 12h definiram o grupo F da Copa do Mundo do Catar. Três seleções entraram em campo com possibilidades de classificação. O Canadá apenas cumpria tabela. Já Marrocos jogava por uma vitória simples contra os canadenses. No outro jogo, a Croácia, que jogava pelo empate e a Bélgica precisava da vitória a qualquer custo para seguir na competição. Num jogo que oscilou entre momentos de grande intensidade e de nervosismo e apatia, Croácia e Bélgica não mexeram no placar. O jogo começou morno, como foi a síntese das duas equipes na competição. A Bélgica, mais necessitada da vitória, foi quem tomou a iniciativa de atacar. A Croácia buscava o gol em jogadas de contra ataque. As melhores chances belgas foram desperdiçadas pelo centroavante Lukaku, que perdeu, pelo menos, duas ótimas oportunidades. O atacante entrou apenas na segunda etapa. Tarde demais para quem precisava vencer. A Croácia segue na Copa, mas com um futebol de baixo nível, difícil imaginar que vá longe. No jogo Marrocos e Canadá, os marroquinos trataram de fazer o seu dever de casa. Para não dar qualquer sopa ao azar, a equipe africana abriu o placar logo aos quatro minutos de jogo. Aproveitando-se de uma falha do goleiro Borjan, o bom atacante Ziyech bateu por cobertura, marcando um belo gol. Aos 23 minutos, En-Nesyri recebeu um ótimo lançamento e bateu forte, entre o goleiro e a trave, ampliando o marcador para o Marrocos. Com o gol, En-Nesyri fez história. É o primeiro jogador marroquino a marcar dois gols em uma Copa do Mundo. No final da primeira etapa, aos 40 minutos, o zagueiro Aguerd fez contra e diminuiu o marcador. Foi o primeiro gol sofrido pelo Marrocos. No segundo tempo, o placar não foi alterado. Após o apito final, êxtase entre os jogadores do Marrocos, e no outro jogo, frustração belga. Grupo F definido. Marrocos em primeiro e Croácia em segundo, classificados. Bélgica e Canadá voltam para a casa.
Grupo E, haja coração!
O melhor ainda estava por vir, neste dia alucinante. A Alemanha entrou em campo com duas convicções. Iria ganhar o jogo contra a Costa Rica, até bem, e iria enfrentar uma situação extremamente difícil, pois só uma vitória não bastava. Dependia de uma combinação de resultados. No outro jogo, a Espanha, numa situação só um pouco mais confortável, enfrentou o Japão. O desfecho mais inesperado foi o que aconteceu. Era prevista a vitória da Alemanha sobre a Croácia. A equipe alemã até se esforçou para complicar um jogo teoricamente fácil. E realmente foi um jogo com muitas reviravoltas. Em algum momento até a Costa Rica esteve na zona de classificação. A tensão foi ainda maior quando em dado momento, Costa Rica e Japão estavam eliminando Espanha e Alemanha, respectivamente. Algo absolutamente imprevisível. O inesperado foi a vitória do Japão e a sua liderança no grupo. Mostrando um apetite até então não visto na Copa, a Alemanha foi com tudo em busca do gol. Depois de duas grandes defesas do Navas, ele que é um dos melhores goleiros do mundo, aos 10 minutos, Gnabry, de cabeça, abriu o marcador. No segundo tempo, a Costa Rica virou. Isso mesmo, virou. Tejeda , aos 13 e Neuer contra, ao 25 minutos viraram o jogo. No dia em que se tornou o goleiro com mais jogos em Copas do Mundo, 19 partidas ao todo, Neuer fez um gol contra. Para esquecer. A Alemanha até revirou, com Havertz, duas vezes, aos 28 e 40 minutos, respectivamente. Deu tempo ainda de Füllkrug, aos 44 minutos, fazer o quarto gol da Alemanha. Mas já era tarde demais. Naquele momento, a Alemanha precisava de oito gols. Impossível. No outro jogo, também de virada, o Japão venceu a Espanha, se classificou e fez história. Aos 11 minutos, Morata marcou para a Espanha. Foi o seu terceiro gol do atacante espanhol no Mundial. Mas o Japão, com a virtude de nunca deixar de acreditar, foi em busca da vitória improvável e conseguiu. A virada veio no segundo tempo. Doan, aos três e Tanaka, aos seis minutos marcaram para o Japão. A Espanha até pressionou, mas não conseguiu o empate. A festa japonesa veio após o término da partida. O grupo E terminou com o Japão em primeiro lugar e a Espanha em segundo. A tetra campeã Alemanha está eliminada de novo, bem como a Costa Rica.
O 13º dia da Copa do Mundo tem Brasil. A Seleção vai poupar os titulares contra Camarões. A Seleção joga por um empate para ficar em primeiro lugar no grupo G. E mais cedo tem Portugal, que também já está classificado. Os luso enfrentam a candidata a zebra Coreia do Sul. Suíça e Sérvia e Uruguai e Gana prometem muitas emoções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário