Copa do Mundo - 16º dia
Brasil tem atuação primorosa, goleia a Coreia do Sul e se classifica. Adversária das quartas é a Croácia
Foto: Carl Recine/Reuters
Neymar cobra pênalti com categoria, desloca o goleiro e marca o segundo gol do Brasil.
Por Luiz Claudio,
A Seleção Brasileira fez um primeiro tempo de cinema. Foi a melhor atuação de uma seleção em um tempo nesta Copa do Mundo. A vítima foi a Coreia do Sul. O jogo marcou as voltas do atacante Neymar, que marcou um dos gols, e do lateral Danilo. Com a vitória, a Seleção enfrenta na próxima sexta a Croácia que, mais cedo, bateu o Japão nos pênaltis. Três duelos das quartas de finais da Copa do Mundo do Catar já estão definidos. Holanda x Argentina, Inglaterra x França e Brasil x Croácia. Restam apenas duas vagas para a definição das oito melhores seleções do mundo.
Brasil atropela Coreia, faz primeiro tempo de sonho e se classifica com tranquilidade
Faltam três jogos para a conquista do tão sonhado hexa. Na volta do craque Neymar, a Seleção Brasileira não tomou conhecimento da Coreia do Sul e goleou por 4 a 1. A vitória foi construída ainda no primeiro tempo. Uma atuação de gala. Envolvida por trocas de passes e movimentações muito rápidas dos atacantes brasileiros, a Coreia do Sul só resistiu até aos sete minutos. Numa ótima trama, Raphinha invadiu a área pela direita, livrando-se de dois marcadores e cruzou na medida para Vinícius Júnior. O atacante do Real Madrid ajeitou a bola e bateu, na saída do goleiro. Aos 13 minutos, Neymar ampliou. Ele bateu com categoria um pênalti sofrido pelo Richarlison. Brasil 2 a 0. Quem pensou que a Seleção ia parar por aí, se enganou. Aos 29 minutos, Richarlison recebeu um ótimo passe do zagueiro Thiago Silva. Ele bateu na saída do goleiro. 3 a 0. Para fechar o primeiro tempo com chave de ouro, aos 36 minutos, Lucas Paquetá completou de primeira, de perna direita, um passe açucarado de Vini Jr. Foi um primor de jogo coletivo, a exibição brasileira no primeiro tempo. No segundo tempo, a Seleção Brasileira apenas administrou o marcador, já se poupando para o próximo jogo. Fez uma espécie de treino de luxo. Aos 31 minutos, a Coreia diminuiu com Seung-Ho. Foi o gol de honra dos coreanos. Um chute forte, de fora da área, a bola teve um leve desvio na marcação e tirou as possibilidades de defesa o goleiro Alisson. Foi o primeiro gol sofrido pelo goleiro brasileiro nesta Copa. A vitória brasileira serviu para devolver a confiança ao time, após a derrota para Camarões na fase de grupo. Serviu também para aumentar a expectativa dos torcedores brasileiros em relação ao hexa. E de quebra serviu também para assombrar o resto do mundo. Para a imprensa internacional, o Brasil voltou.
Em jogo duríssimo, Croácia vence o Japão nos pênaltis e enfrenta o Brasil nas quartas
Quando entrar em campo para enfrentar o Brasil na próxima sexta, a Croácia tem dois adversários difíceis: A equipe brasileira e o intenso desgaste físico. A vitória croata veio somente após 120 minutos de jogo e a disputa de pênaltis, na qual bateu o Japão por 3 a 1. No tempo normal, empate em 1 a 1. Foi um jogo em que o Japão dominou a primeira etapa, quando fez o seu gol, e a Croácia ditou o ritmo no segundo tempo, quando empatou a partida. Aos 43 minutos do primeiro tempo, Maeda aproveitou uma sobra na área e bateu forte para abrir o placar. Aos 10 minutos do segundo tempo Perišić, de cabeça, deixou tudo igual. A igualdade manteve-se até o final do tempo normal. Nos 30 minutos da prorrogação, o panorama não se alterou. As equipes buscavam com cautela o ataque, com medo excessivo de errar e o placar foi mantido. 1 a 1. Nos pênaltis, brilhou a estrela do goleiro croata Livakovic, que defendeu três pênaltis. Vitória por 3 a 1 e classificação croata para enfrentar o Brasil. Vlasic, Brozovic e Pasalic converteram suas cobranças, enquanto Livaja perdeu a sua penalidade. Para o Japão, Minamino, Mitoma e Yoshida pararam no goleirão Livakovic, e Asano foi o único a converter o pênalti para o Japão.
O dia de hoje vai definir os dois últimos classificados às quartas de finais. No jogo das 12h, o Marrocos enfrenta a Espanha. A Espanha joga para evitar a zebra e o Marrocos vai a campo em busca de uma classificação histórica. Às 16h, Portugal e Suíça definem o último classificado. Portugal é favorito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário