Balanço da primeira rodada do Estadual
Encerrada a primeira rodada do Campeonato Carioca de 2015, tiramos as conclusões preliminares daquilo que podem render as quatro equipes grande futebol do Rio no decorrer do ano.
A equipe que teve o melhor desempenho na rodada, surpreendentemente, foi o Vasco. O time da Colina venceu com autoridade a Cabofriense, em Macaé, por 2 a 0. Botafogo e Fluminense também obtiveram boas vitórias. O Bota bateu o Boavista por 1 a 0, enquanto o Tricolor derrotou o Friburguense por 2 a 1. Já o Flamengo não conseguiu derrotar o emergente Macaé, porém, diante das circunstâncias, o resultado de 1 a 1 pode ser considerado bom.
Botafogo
O Alvinegro foi o primeiro dos grandes a estrear. A equipe, como mandante, recebeu o Boavista em São Januário e venceu por 1 a 0, com gol do zagueiro estreante Roger Carvalho no final da partida. É bom salientar que o time do Boavista tem sido um adversário sempre complicado de se bater no início das competições estaduais. O Botafogo foi superior em quase toda a partida. Apesar da natural falta de entrosamento, a equipe mostrou bom volume de jogo. O time pecou muito nas finalizações. Inclusive, no início do segundo tempo, em um lance inusitado, a equipe acertou a trave do goleiro Dida duas vezes seguidas. Na primeira delas com o lateral direito Gilberto e, no rebote, com o atacante Bill. O ataque, aliás, deixou a desejar. Rodrigo Pimpão foi peça nula. De positivo as atuações do zagueiro Roger Carvalho pelo gol e do lateral esquerdo Thiago Carleto. A expectativa da torcida é que a equipe possa crescer com o desenrolar do campeonato e, assim, adquirir, o mais rapidamente possível, o entrosamento considerado ideal.
Na segunda rodada o Botafogo visita o Volta Redonda, no Estádio da Cidadania, Raulino de Oliveira. O jogo será disputado, nesta quarta, às 19:30 h.
Flamengo
Em um jogo conturbado, tumultuado e atípico, mesmo antes de começar, Flamengo e Macaé empataram em 1 a 1, no Estádio Claudio Moacyr, em Macaé. Antes de a bola rolar, uma confusão generalizada tomou conta do vestiário da equipe Norte Fluminense. Um grupo de torcedores vestido com camisas de facção de torcida organizada do Flamengo invadiu o vestiário do time local e agrediu o goleiro Ricardo Berna, que sofreu um pequeno corte no queixo. Já com a bola rolando, o que se viu foi um equilíbrio de parte a parte com ligeira superioridade Rubro Negra. A equipe da casa saiu na frente, ainda no primeiro tempo, com gol de cabeça do atacante Pipico, aproveitando cruzamento perfeito do lateral esquerdo Diego. O Fla chegou ao empate, no início da etapa final, com gol também de cabeça. O atacante Alecsandro escorou uma bola centrada pelo zagueiro Wallace.
No final da partida o Flamengo ficou com um homem a menos. O goleiro Paulo Victor lesionou-se seriamente após dividida com o meia Aloísio. Como o treinador já havia feito as três substituições, o atacante Alecsandro foi para o gol. Para surpresa de todos, a equipe do Macaé, por total falta de ousadia, não deu um chute a gol durante 15 minutos e o placar não foi alterado, terminando em 1 a 1. O goleiro centroavante não fez nenhuma defesa. Com relação ao Macaé, para a disputa da série B do Campeonato Brasileiro, a equipe do Norte Fluminense precisa melhorar muito. Resta saber como ela irá se comportar ao enfrentar as outras equipes de menor investimento no Estadual. Quanto ao Flamengo, o técnico Vanderlei Luxemburgo tem perdido tempo ao escalar como centroavante o atacante Marcelo Cirino. É sabido de todos que ele é um jogador que atua ao lado do campo. O time tem jogado sem centroavante de origem e a entrada do atacante Alecsandro parece ser questão de tempo. Para a partida de hoje contra o Barra Mansa, no Maracanã, às 22 h, o jovem goleiro César é o substituto do lesionado Paulo Victor. O goleiro é tido por todos na Gávea como joia rubro negra. É bom ficar de olho.
Vasco
O Vasco teve uma boa estreia diante da Cabofriense, em Macaé. A vitória por 2 a 0 foi construída com certa autoridade pela equipe cruzmaltina. A vitória por 2 a 0, com gols de Bernardo e Marcinho, ambos no segundo tempo, colocaram o Vasco na liderança da competição. O time dominou o adversário e foi superior em quase todo tempo, teve mais posse de bola e pressionou a equipe da Região dos Lagos do início ao fim. O Gigante até mostrou nervosismo em alguns momentos de jogo. Normal para uma estreia. Precisa melhorar aspectos como finalização e entrosamento, por exemplo, mas nada que diminua o entusiasmo da torcida em ter um 2015 melhor do que fora o ano anterior. O time teve momentos de muita velocidade, ainda carece de um centroavante, mas dá mostras que ainda pode melhorar muito, principalmente após as entradas do recém contratado Julio dos Santos, o centroavante Thalles que serve à Seleção Brasileira Sub-20 no Sul Americano e a possível contratação do também centroavante Gilberto. Montoya, Bernardo e o volante Serginho foram os maiores destaques da vitória vascaína. A zaga esteve bem postada. A diferença entre a equipe de hoje e da 2014 já é muito grande. O time dirigido pelo jovem técnico Doriva tem boa organização tática.
O próximo compromisso do Gigante será nesta quinta, quando a equipe recebe o Madureira, às 21 h, em São Januário. Para este jogo, o clube conseguiu a liberação do meia paraguaio Julio dos Santos.
![]() |
Bernardo, a esquerda, comemora o seu gol, o primeiro do Vasco na vitória sobre a Cabofriense |
Fluminense
O Fluminense foi o último grande a entrar em campo. E o Tricolor obteve uma boa vitória. No Estádio da Cidadania, em Volta Redonda, o Flu venceu o Friburguense por 2 a 1. Os gols da equipe carioca foram marcados ainda no primeiro tempo pelo estreante Vinícius e o atacante Fred em cobrança de pênalti. O atacante Thalles fez o gol de honra da equipe serrana, já na segunda etapa. O Fluminense foi melhor na partida, apesar de sofrer uma pressão no final. A vitória ameniza os efeitos das saídas de jogadores importantes do elenco tricolor. A tendência é que a equipe suba de produção no decorrer das rodadas. O tricolor mostrou virtudes. A manutenção de jogadores importantes fez com que o time não sentisse tanto a falta de entrosamento. Já na primeira rodada o Fluminense deu mostras de que vai disputar o título de igual para igual com qualquer adversário. Pode até não ser o campeão, mas vai sobrar em relação à maioria das equipes que disputam o campeonato e se coloca ao lado do Flamengo como um grande postulante ao título.
Nesta quarta a equipe joga contra o Nova Iguaçu, no Estádio Giulite Coutinho, em Edson Passos, às 17 h.
Quatro jogos completaram a primeira rodada: Resende 1, Bonsucesso 0. Neste jogo, o meia Geovane Maranhão marcou o primeiro gol do Campeonato Carioca de 2015.
Barra Mansa 0, Volta Redonda 1. O clássico do Sul Fluminense marcou o segundo maior público da rodada, com mais de sete mil pessoas presentes ao Estádio Raulino de Oliveira, ficando atrás apenas do público do jogo do Flamengo contra o Macaé que teve cerca de 15 mil pessoas.
Bangu 1, Madureira 1 e Tigres do Brasil 1, Nova Iguaçu também 1 completaram a rodada.
Segunda Rodada
A segunda rodada do estadual terá os seguintes jogos:
Nesta quarta: Bonsucesso x Bangu; Nova Iguaçu x Fluminense; Resende x Tigres do Brasil; Volta Redonda x Botafogo e; Flamengo x Barra Mansa.
E na quinta: Boavista x Cabofriense; Friburguense x Macaé e; Vasco x Madureira.
No coração
O America segue sua preparação para a estreia no Campeonato Carioca da série B. Os reforços continuam chegando. Os destaques são os veteranos Somália, centroavante que jogou pelo Fluminense e o zagueiro Fábio Braz, que além de ter jogado pelo Vasco, também atuou no próprio America. A equipe será dirigida pelo técnico Arturzinho. A estreia está prevista para o dia sete de março, contra o Audax-Rio, em local ainda a ser definido.

Parabéns!!!!
ResponderExcluirLinguagem clara... Show de bola!!!! Tb percebi uma mudança na postura do meu time do coração.... Espero q a nova diretoria realmente honre com a história, grandiosidade do Vascão!!!
ResponderExcluirMuito bom, gostei de ver. Texto objetivo e detalhado nas medidas certas. Se continuar assim tem tudo para dar certo. Abraços, amigo.
ResponderExcluir