Rubro Negro supera o Botafogo em noite de reencontros.
A décima segunda rodada do Campeonato Brasileiro teve como destaque, para os cariocas, as vitórias do Flamengo e do Fluminense. No clássico carioca, o Flamengo venceu o Botafogo na reabertura do Maracanã, após a realização da Copa do Mundo. Vanderlei Luxemburgo dirigiu o time da Gávea pela primeira vez em sua quarta passagem pelo clube. O torcedor carioca se reencontrou com o templo sagrado do futebol mundial, e Luxemburgo se reencontrou, mais uma vez, com a torcida rubro negra. Vitória do treinador estreante. O Flamengo ainda permanece na zona do rebaixamento, mas já dá sinais de que tem condições de sair da incômoda situação. Em Curitiba, o Fluminense não tomou conhecimento do Atlético Paranaense e venceu o jogo por três a zero. Conca e cia, deram um verdadeiro show. Uma vez mais ficou evidente a força do time tricolor.
Flamengo
Apesar da chuva que, insistentemente, caiu sobre a cidade do Rio de Janeiro durante todo este domingo, Flamengo e Botafogo levaram mais de 50 mil pessoas ao Maracanã. As torcidas também não levaram em conta a situação dos times na competição nacional. O torcedor pode matar as saudades do velho gigante, que foi fechado para a realização da Copa. Os rubro negros compareceram em maior número. Se o torcedor não pode apreciar um bom espetáculo técnico, pelo menos, por parte dos times não faltou raça, principalmente pelo lado rubro negro. A maior disposição levou o Flamengo à vitória. Alecsandro, com oportunismo, escorou de cabeça o cruzamento do lateral esquerdo João Paulo aos 32 minutos do primeiro tempo, e marcou o único gol da partida. O Botafogo ainda tentou empatar durante toda a segunda etapa, mas o Flamengo, jogando com muita determinação, segurou o placar até o final. A torcida rubro negra ficou satisfeita com o que viu, pois sua equipe correu, batalhou, suou, lutou muito para conseguir o resultado. De fato Vanderlei Luxemburgo soube dar uma injeção de ânimo em seus comandados e obteve um grande resultado. A equipe mostrou o comprometimento que faltou ao time do técnico antecessor. Em seu primeiro jogo o novo comandante já saiu vitorioso. O Rubro Negro carioca agora ocupa a décima oitava colocação com dez pontos ganhos. Mas ainda permanece na zona de rebaixamento. A próxima batalha será domingo na Arena Condá, em Chapecó, Santa Catarina, às 16 h, quando a equipe visitará a Chapecoense. Para esta partida, Luxemburgo não vai poder contar com o lateral Léo Moura, que tomou o terceiro cartão amarelo e com Víctor Cáceres, que foi expulso no final da partida. O lateral Léo, provavelmente, estará à disposição do treinador.
Botafogo
A crise financeira pela qual atravessa o Botafogo teve mais um capítulo ontem. Os jogadores entraram em campo segurando uma faixa de cobranças à atual diretoria. Os três meses de salários atrasados e os cinco meses de direitos de imagem refletiram dentro de campo e a equipe não conseguiu superar o seu maior rival, o Flamengo. O jogo foi disputado à base de muita vontade de ambas as equipes. O Glorioso não teve forças para vencer um Flamengo em crise. A equipe lutou até o final, tentando, ao menos, empatar a partida. Criou uma série de oportunidades de gol. Ora esbarrava na segura atuação do goleiro Paulo Victor, ora na sua própria incompetência. No final, o placar acabou sendo justo. Agora a crise se instalou de vez pelas bandas de General Severiano. A situação do Botafogo está insustentável. Jogadores cobram uma posição da diretoria com relação aos atrasos de salários. A comissão técnica, por sua vez, não pode cobrar dos atletas como deveria, afinal de contas, são meses sem receber salários, e eles não têm faltado aos compromissos assumidos com o clube. Não há previsão para que o clube se restabeleça, pois ele está sofrendo uma séria asfixia financeira. 100% das cotas estão bloqueadas. Há penhora de rendas e dívidas trabalhistas. No momento não há solução para a grave situação financeira que enfrenta o clube da Estrela Solitária. O Botafogo se aproxima perigosamente da zona de rebaixamento. Na décima terceira posição, o clube tem apenas 12 pontos, dois a mais que o Coritiba, o primeiro da zona de degola. A torcida do Glorioso teme que a caótica situação financeira comprometa ainda mais o desempenho do time nos jogos. No próximo sábado a equipe vai tentar a reabilitação contra ninguém menos que o líder Cruzeiro. Será um jogo dificílimo. A partida será disputada no Maracanã, às 18:30 h.
Fluminense
O Fluminense enfrentou o Atlético Paranaense na fria tarde de Curitiba e atropelou o Furacão. O clássico três a zero não refletiu a superioridade tricolor. A arena da Baixada esteve com os portões fechados, sem a presença de público. O clube paranaense cumpre pena pela briga da torcida atleticana com torcedores do Vasco, no último jogo do Campeonato Brasileiro do ano passado. A ausência da torcida, efetivamente, beneficiou o time carioca. O Tricolor foi melhor o tempo inteiro. Com toques rápidos, tabelas de primeira, muitas triangulações e um show de trocas de passes o Fluminense envolveu tranquilamente o Rubro Negro do Paraná. A equipe do Rio marcou bem na defesa e saía com muita velocidade ao ataque. O craque argentino Dario Conca, novamente foi o destaque do jogo. Todo o Fluminense esteve bem durante a partida. A equipe carioca começou a construir sua vitória logo aos 17 minutos da etapa inicial. Após uma rápida troca de passes, o volante Jean recebeu de Cícero e arriscou da entrada da área. A bola entrou à esquerda do goleiro Weverton, Flu um a zero. O Fluminense ampliou, ainda no primeiro tempo. Aos 34 minutos o argentino Conca cobrou um pênalti cometido pelo goleiro no atacante Rafael Sóbis. Weverton até tocou na bola, mas o toque não foi suficiente para evitar o gol. A equipe foi para o vestiário com dois a zero no placar. Aos 20 minutos da etapa final, o Flu sacramentou a vitória ao marcar o terceiro gol. Em bela triangulação, Conca recebeu de Walter e centrou na medida para Cícero, que, de cabeça, mandou para o gol. Final de jogo Fluminense três, Atlético Paranaense zero. Com a vitória o tricolor carioca agora ocupa a terceira posição na tabela, com 22 pontos ganhos, seis a menos que o líder Cruzeiro. Foi a melhor exibição de um time do Rio nesta rodada e uma das melhores do clube das Laranjeiras na competição. No próximo domingo, no Maracanã, às 18:30 h, o Fluminense recebe o Goiás, com o possível retorno do atacante Fred.
Série "B"
No sábado, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela série B, Ponte Preta e Vasco, em um jogo fraco tecnicamente, não saíram do zero. O Vasco, aliás, até que teve sorte, pois no final do jogo, a Ponte acertou o travessão do goleiro Martín Silva. A equipe não teve competência para vencer. Lembrando que, pela Copa do Brasil, os dois times se enfrentaram no meio de semana, no mesmo estádio e a equipe carioca venceu por dois a zero. O clube da Colina está em um modesto décimo lugar na competição, para decepção de sua torcida. Há, no clube quem questione a permanência do técnico Adilson Batista. O Vasco é o time que mais empatou na série B, juntamente com o Santa Cruz. Foram ao todo sete empates. A torcida já se preocupa com a possibilidade de o clube não obter o acesso. O Vasco, com 19 pontos, está há quatro pontos do G-4 e com um jogo a menos que os líderes. O próximo compromisso do time pelo Brasileiro será contra o Paraná Clube, sábado em São Januário. Só a vitória interessa. Porém antes, na quarta-feira, também em São Januário, Vasco e Ponte Preta novamente se enfrentarão, desta vez pela Copa do Brasil. É o jogo da volta. A equipe carioca pode perder por até um gol de diferença para se classificar.
Curtinhas
Atlético Mineiro - Ronaldinho Gaúcho não é mais jogador do Atlético Mineiro. Ele rescindiu seu contrato com o clube de forma amigável. Seu irmão e procurador, o ex-jogador Assis, declarou que na próxima quarta-feira, em entrevista coletiva, Ronaldinho informará qual será seu futuro clube, sua nova casa. Especula-se que ele possa atuar no Boca Juniors da Argentina, ou no Fluminense, ou ainda, no futebol internacional. No clube mineiro, Ronaldinho foi campeão da Libertadores em 2013 e campeão da Recopa Sul Americana em 2014. A torcida do Galo tem no Gaúcho um ídolo, mesmo após uma queda de rendimento nos últimos jogos. Apesar de mais uma saída de clube de maneira conturbada, Ronaldinho Gaúcho está na história do Atlético Mineiro. E vai permanecer no coração da torcida do Galo, principalmente por dar ao clube o seu título mais importante da história... A taça Libertadores da América.Grêmio - O técnico Enderson Moreira não resistiu a derrota do Grêmio para o Coritiba, por três a dois, em Porto Alegre, e não é mais o técnico do Tricolor gaúcho. Tite, ex Corinthians, Celso Roth e o argentino Alejandro Sabella, vice campeão mundial dirigindo a Argentina, são cotados para assumir o comando técnico do Grêmio.
Maratona do Rio - Brasileiro desbanca o favoritismo dos quenianos e vence a Maratona do Rio. O baiano Edmilson dos Reis surpreendeu a todos, e com um tempo de 2 h, 17 min e 14 s, deixou para trás o favorito da prova, Elijah Kemboi, do Quênia, que chegou em segundo. O brasileiro Antônio Lima, do Cruzeiro, chegou em terceiro lugar. Na prova feminina, a queniana Ednah Mukhwana, venceu com a marca de 2 h, 40 min e 36 s. A brasileira melhor colocada foi a atleta Adriana da Costa que terminou a prova na quarta colocação.